Notícias

Dia da Gestante - Cuide-se mais do que nunca!
Dia da Gestante - Cuide-se mais do que nunca!

No dia 15 de agosto celebramos o Dia da Gestante, que especialmente para mim, médica obstetra, tem um significado ainda mais especial por fazer parte do meu dia-a-dia. Por isso, a reflexão que quero propor este ano, é sobre a importância do pré-natal diferenciado para identificar e tratar ou minimizar eventuais fatores de risco que possam estar relacionados ao risco gestacional.

Na grande maioria das vezes, a gestação transcorre de forma fisiológica. Entretanto, em alguns casos, a presença de algumas características levam a uma maior probabilidade de desfechos desfavoráveis, sendo definidas como “gestação de alto risco ou gravidez de risco”. A identificação de risco - que pode ser através da história pessoal e familiar de cada mulher e através de alguns exames específicos para cada caso -  deve ser contínua desde a preconcepção, seguindo ao longo do pré-natal a cada consulta. Existem vários critérios para identificação de gravidez de risco, entre eles: idade materna acima de 35 anos, histórico de nascimento anterior de bebê prematuro (antes de 37 semanas), realização de procedimentos de fertilização, gemelaridade, , cirurgia no colo do útero ou no útero antes da gestação, histórico de trombose ou de trombofilias, doenças crônicas (diabetes, hipertensão,lúpus, cardiopatias, pneumopatias, nefropatias, alterações de tireoide, epilepsia), entre outros. 

Cerca de 12 a 15% dos bebês nascem prematuros, por isso a importância de detectar precocemente os fatores de risco para prematuridade. Ao longo da gestação, a medida do colo uterino é fundamental na seleção das gestantes com risco aumentado de prematuridade. A presença de colo uterino curto aumenta a chance de ocorrer o nascimento prematuro do bebê, sendo fundamental o consulta de pré-natal para definir o melhor tratamento mediante a individualização de cada caso.

Então, é essencial que a gestante inicie seus exames pré-natais o mais rápido possível e siga as orientações do seu médico.  Assim este momento será maravilhoso para você e seu bebê desde o começo até o nascimento.